sábado, 17 de dezembro de 2011

Como ser da família de Jesus?


Texto: Marcos 3 verso 35 “ Portanto qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, e minha irmã, e minha mãe”.

O texto nos informa que Jesus estava no templo, ensinando as pessoas, colocando em pratica os ensinos dos céus, então veio sua mãe e irmãos, para ir a ele e retira-lo dali. Entenda que no verso 21 desse capítulo, a família de Jesus o achava fora de si. “E, quando os seus parentes ouviram isso, saíram para prender, porque diziam: está fora de si”.

Ao vermos o verso 21 entendemos que nem a sua família compreendia seu chamado, e assim o achava fora de si, maluco. Até os amigos mais íntimos do Mestre, os que o amava intimamente, foram levados por essa calunias! Os versículos 31 a 35 revelam como sua própria mãe e seus irmãos queriam levá-los a um lugar sossegado, até que recuperasse de seu desvario mental!

Jesus então vai fazer de algumas coisas lindas, e nelas abre o tom, minha família é aquele que faz a vontade do pai.

Havia naquela época grupos religiosos que ele iria mais cedo ou mais tarde confrontar (fariseus, saduceus):

Fariseu é o nome dado a um grupo de judeus devotos à Torá, surgidos no século II a.C.. Opositores dos saduceus, criam uma Lei Oral, em conjunto com a Lei escrita, e foram os criadores da instituição da sinagoga. Com a destruição de Jerusalém em 70 d.C. e a queda do poder dos saduceus, cresceu sua influência dentro da comunidade judaica e se tornaram os precursores do judaísmo rabínico.A palavra Fariseu tem o significado de "separados", " a verdadeira comunidade de Israel", "santos".

Sua oposição ferrenha ao Cristianismo rendeu-lhes através dos tempos uma figura de fanáticos e hipócritas que apenas manipulam as leis para seu interesse. Esse comportamento deu origem à ofensa "fariseu", comumente dado às pessoas dentro e fora do Cristianismo, que são julgados como religiosos aparentes.

Saduceus (em hebraico: צְדוּקִים ĕdûqîm bnê Sadôq, sadoquitas, em grego: Saddoukaios) é a designação da segunda escola filosófica dosjudeus, ao lado dos fariseus.

Também para esta seita ou partido é difícil determinar a origem. Sabemos que existiu nos últimos dois séculos do Segundo Templo, em completa discórdia com os fariseus. O nome parece proceder de Sadoc, hierarca da família sacerdotal dos filhos de Sadoc, que segundo o programa ideal da constituição de Ezequiel devia ser a única família a exercer o sacerdócio na nova Judéia. De modo que, dizer saduceus era como dizer "pertencentes ao partido da estirpe sacerdotal dominante". Diferiam dos fariseus por não aceitarem a tradição oral. Na realidade, parece que a controvérsia entre eles foi uma continuação dessa hostilidade que havia começado no templo dos macabeus, entre os helenizantes e os ortodoxos. Com efeito, os saduceus, pertencendo à classe dominadora, tendo a miudo contato com ambientes helenizados, estavam inclinados a algumas modificações ou helenizações. O conflito entre estes dois partidos foi o desastre dos últimos anos da Jerusalém judia.

Suas doutrinas são quase desconhecidas, não havendo ficado nada de seus escritos. A Bíblia afirma que eles não criam na ressurreição, tendo até tentado enlaçar Jesus com uma pergunta ardilosa sobre esse conceito. Com muita probabilidade, ainda que rechaçando a tradição farisaica, possuiram uma doutrina relativa à interpretação e à aplicação da lei bíblica. O único que nos oferece alguns dados sobre suas doutrinas é Flávio Josefo que, por ser fariseu e por haver escrito para o público greco-romano, não é digno de muita confiança.

Parece provável que as divergências entre saduceus e fariseus foram mais que dogmáticas, foram jurídicas e rituais. Com a queda deJerusalém, a seita dos saduceus extinguiu-se. Ficaram porém suas marcas em todas as tendências anti-rabínicas dos primeiros séculos (D.C.) e da época medieval.

Está querendo mostrar a outras pessoas o dever familiar real, e o que deve ser realmente família no contexto bíblico.

E marcos procura demonstrar do capitulo 1º ao 3º o início do ministério de Cristo, seus milagres e por que o povo se aglomerava perto dele, porque o povo desejava estar ao seu lado.

Cap. 1º ele se batiza e é levado ao deserto para ser tentado ao ser tentado vence o inimigo (VS 9 a 13)

Cap. 1º ele escolhe homens esquecido, para serem seus discípulos (VS 14 a 20)

Cap. 1º ele cura um endemoninhado de Cafarnaum (VS 21 a 28)

Cap. 1º vai na casa de seu escolhido e cura sua sogra (29 a 39)

Cap. 1º cura de um leproso que se ajoelhou aos seus pés (40 a 45)

Desde a tentação no deserto a escolhas de discípulos ele mudou o quadro da história de muitos ali. Sua fama espalhou e quem não queria ficar ao seu lado. Onde ele ia a multidão se aglomerava ao seu redor, queriam estar ao seu lado.

Cap. 2º ele cansado vai a sua casa, um paralitico vai a ele conduzindo por 4 e é curado (1 ao 12)

Cap. 2º entra na casa de um cobrador de impostos e o faz discípulo, contrariando a vontade da multidão (VS 13 ao 17)

Cap.2º ele ensina e mostra o caminho até mesmo as classes que conhecem a lei, mas não conhecem o Deus da lei.

Ele faz tudo diferente, daquilo que todos estavam acostumadas a fazer, ele faz a diferença, mostra o caminho, e repreende as pessoas acostumadas com a naturalidade. Não tem coisa pior que a naturalidade, as coisas comuns, os que estão ai, a falta de inovação, Deus não fez robôs ele, fez serem humanos com sentimentos.

Cap. 3º ele abre curando um homem que tinha mão mirrada, (VS 1 ao 12)

Cap. 3º elege os 12 e da poder e autoridade (VS 13 a 19)

Cap. 3º os fariseus acusam de blasfêmia, pois quem não tem, critica quem tem (VS 20 a 30)

Maior problema de homens dentro das igrejas são as críticas, sobre os jovens, pois não tem nada de novo, e querem calar os jovens que ainda buscam. Jesus vinha contra as pessoas já estavam, vivendo a morbidão, e escravidão de leis mau usadas. Cristo quer mostrar como é o reino dos céus.

1º Tópico:

Nunca seremos compreendidos se fizermos algo diferente:

Todos infelizmente, estamos acostumado com o que está, diante de nossos olhos, isso só ta bom, eu já tenho o suficiente, já trabalhei demais, já lutei demais, já fiz o que tinha que ser feito, isso é o que quero.

Jesus mostra que assim não servimos: Mateus 25 verso 14 conta a história dos talentos,

1º ganhou 5 e rendeu 10

2º ganhou 2 e rendeu 4

3º ganhou 1 e cavou e escondeu o que tinha.

Qual foi a palavra de dona da obra a ele, cap.25 versos 26 ao 30 (servo mau e negligente; sabeis que ceifo onde não semeei, e ajunto onde não espalhei; devia ter dado aos banqueiros, e , quando eu viesse, receberia o que é meu com juros. Tirai-lhe, pois o talento e dai-o ao que tem os dez talentos. Porque qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mais ao que não tiver, até o que tem ser-lhe a tirado. Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali, haverá pranto e ranger de dentes.

Se for para sermos assim não servimos para ele, sentar em nossas cadeiras, não, servimos para nada. Temos que ter frutos, arriscar o que ele colocou em nossas mãos, cavar e ser demasiadamente desleixado com o chamado pessoal que temos, não é o que Cristo quer para nós.

a- Quero sentar no banco e pronto tem pastor, jovens, eu já to velho

b- Orar é trabalho do circulo de oração não meu sou jovem demais

c- Evangelismo, é coisas de panfletos, nada disso, quero diferente

Temos sempre uma desculpa com os talentos que Deus nos deu, eles só afloram dentro de nossas igrejas sentados em nossos bancos. São coveiros, coveiros, dos talentos que Deus tem os entregados, cadê o batismo com o Espírito Santo, as orações, etc...? Podem até ter perseguido mais quem enterrou foi você.

Não espere que você seja igual aos outros, sejam diferente, sejam diferente, cheios do espírito Santo. Façam a diferença vá contra as coisas desse mundo.

2º Tópico:

Não espere que acreditem em você

Quando saiam sua família a prender Jesus, engraçado, que: a mãe esqueceu quem ele era filho: cap. 1 de Lucas versos 26 a 37, Deus manda o Anjo Gabriel, a terra cidade de Nazaré e disse a uma jovem: que ela seria mãe do filho de Deus. E anunciou tudo que deveria acontecer, e termina o verso 36 falando do da velhice de Isabel e que já estava de seis meses, e termina dizendo: Para Deus nada é impossível.

Ainda que vejam seu ministério, vão duvidar pois vai fazer a diferença, vai incomodar, vai fazer a diferença, vai confundir mentes, e trazer duvidas, mais quem garante é Deus. Não pare a sua caminhada, não pare a jornada, não pare e pregar, não pare de fazer o que Deus te chamou.

Uma pessoa chamada ela não é igual a todo mundo, ela é diferente, ela é o contrario do que as pessoas esperam que você seja.

3º Tópico

Ser família, não diz ser salvo, filho de Deus

Quando chegam a presença de uma grande multidão, dizem, chame ele, para nós, somos a família dele, essa é a mãe, irmãos, e irmãs.

Jesus diz: quem é minha mãe e meus irmãos? Verso 33

Uma pergunta, uma pergunta as pessoas que estão a sua volta, imagine o silêncio! Jesus trás uma pergunta fria ao povo, e a sua própria família. Imagino a cara dos seus irmãos, e de sua mãe.

Essa pergunta é muito mais profunda, do que a resposta, ela quer dizer: quem é meu pai?

Ele diz: minha família e todos os que fazem a vontade do meu pai, ele quis dizer uma pequena coisa a família material: você tem feito a minha vontade?

Você tem feito, o que Deus pediu, tudo que você tem feito é o que Deus quer? Está diante da sua vontade.

Podemos estar andando com ele, o conhecer, mais será que somos conhecidos como sua família?

Amamos uns aos outros?

Aborrecendo o mundo?

Sendo luz em trevas?

Sal para o mundo?

Para sermos família, temos que ser feito o pai, feito o Senhor, não é ter nome de crente ou ir a igreja, é ser diferente. É realmente viver a sua palavra.

Apelo;

Declaro que as promessas do Senhor irá se cumprir em mim, pois buscarei fazer a vontade do meu Deus. Ouvirei os ensinamentos de Jesus. Procurarei pôr em pratica na minha vida diária os Seus ensinamentos. Farei da Palavra de Deus a minha regra de conduta e fé. Eu pertenço a família espiritual de Jesus.

Pr.Alex Sandro Parreiras

Nenhum comentário: