Mt 5 13 a 15
13- Vocês são o sal[9]da terra, mas se o sal perde o gosto como lhe restaurar o sabor? Só serve para ser jogado fora e pisado pelas pessoas.
14- Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construida sobre um monte. 15Ninguém acende uma lamparina para colocá-la embaixo da mesa. Pelo contrário, ela é colocada no lugar próprio que ilumine todos os que estão na casa. 16Assim que também a luz de vocês brilhe diante das pessoas, para que elas vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está nos céus.
Sal é um composto inorgânico, neutro, cujo cátion formador não é H+ e o ânion não é OH-, e pode ser obtido pela reação entre um ácido e uma base.
ex: KCl (cloreto de potássio)
NaHCO3 (bicarbonato de sódio)
NaCl (cloreto de sódio - sal de cozinha)
Todo o sal tem que haver uma reação química, assim como o cristão, sem o Espírito Santo, ele é carne morta, não serve para nada, tendência ao pecado, pois as obras da carne sem o espírito são: A palavra de Deus na carta aos Gálatas 19 a 25 assegura que as obras da carne são conhecidas as quais são: Prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.
Por isso que o crente sem o Espírito Santo, ele cheira mal, pois o que da ao homem, sabor, é o que está dentro dele, o que trabalha no seu interior, aonde não é visto a olho nu, pois o interesse do ES, é transformar a velha criatura e dar a ela uma nova vida em Cristo Jesus.
Exemplo de como o sal age: pega-se uma manta de carne do açougue e coloca sobre o ambiente natural, logo, logo ela cheira mal, estragou, deteriorou-se... Mais quando nós colocamos sal sobre ela, o sal age como componente de conservar, a não estragar ou cheirar mal. O sal é um agente natural de conservação. Por isso ele em nossas vidas ele dá o sabor que precisamos e nos conserva do mundo. O sal é o Espírito Santo em nós, por isso quem tem o espírito praticas suas obras que são: Mas o Fruto do Espírito é: Amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, caridade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivermos no Espírito, andemos também no Espírito. (somos conservados para o dia de Cristo para nós).
a- O sal ele trás transformação em nossas vidas
b- Ele conserva nossas vidas
c- Ele da gosto ou sabor (Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo.
A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um. Colossenses 4:5-6)
A pessoa sem o sal ela é pisada, humilhada, não serve para nada, é levada por qualquer um a qualquer lugar, mas o que tem o sal em sua vida, todos sabem que ele serve para alguma coisa, pois seu caráter é diferente, é cheio de poder, condições de mudar o ambiente e vidas ao seu redor. Deus quer que entendemos que o sal age direto em nosso caráter e pensamentos, ele age na nossa almas e nos trás vida nova.
Agora por que luz do mundo?
Resposta: porque o sal é interior, muda somente você, mais a luz (o que é luz? Resposta: A luz na forma como a conhecemos é uma gama de comprimentos de onda a que o olho humano é sensível. Trata-se de uma radiação electromagnética ou num sentido mais geral, qualquer radiação electromagnética que se situa entre a radiação infravermelha e a radiação ultravioleta. As três grandezas físicas básicas da luz (e de toda a radiação electromagnética) são: brilho (amplitude), cor (frequência), epolarização (ângulo de vibração). Devido à dualidade onda-partícula, a luz exibe simultaneamente propriedades de onda e partículas.
Um raio de luz é a representação da trajetória da luz em determinado espaço, e sua representação indica de onde a luz sai (fonte) e para onde ela se dirige. O conceito de raio de luz foi introduzido por Alhazen. Propagando-se em meio homogéneo, a luz percorre sempre trajetórias retilíneas; somente em meios não-homogêneos é que a luz pode descrever trajetórias curvas.
Luz tem brilho
Luz tem cor
Ela tem que ter uma fonte, e um lugar para onde ela vai, luz tem fonte e foco. Qual é a sua fonte, e o seu foco? Minha fonte é Jesus e meu foco é as almas perdidas da casa de meu Pai. Se você não tiver luz não tem direção, a luz é Cristo o sua direção é o céu celestial.
Descobriram que a luz tem velocidade: De acordo com a moderna física teórica, toda radiação eletromagnética, incluindo a luz visível, se propaga no vácuo numa velocidade constante, comumente chamada de velocidade da luz, que é uma constante da Física, representada por c e é igual a 299.792.458 m/s. o cristão ele tem que ser ágil e veloz, não pode ser parado, estático, ele tem que brilhar no mundo de trevas e seguir a Cristo ao seu alvo principal, brilhando numa rapidez tremenda.
Tem crente que é lerdo até para brilhar, sua luz parece aquelas que quando ta caindo a força, fraquinha, fraquinha, Deus vai dar nova carga em você.
Se Jesus, ele da essa ilustração é porque quer mostrar que o sal é o nosso caráter, pois opera em nosso interior, mais a luz é nosso testemunho. Ele fala primeiro do sal, depois da luz, pois o caráter precede o testemunho.
Se não temos caráter como iremos ter testemunho? O caráter é aquilo não que o povo acha da gente, é aquilo que realmente sabemos que somos, sabemos que poderíamos fazer mais, mais não queremos, não colocamos em pratica o desejo que deveria arder em nossos corações... Cristo quer que o nosso caráter fale pelas nossas obras e testemunho de fé. Não que nosso testemunho que seja mediante a homens, mais sim mediante a Deus que vê tudo.
O que é caráter? Caráter (português brasileiro) ou carácter (português europeu) (AO 1990: carácter[1] ou caráter)[2] é um termo usado em psicologia como sinônimo depersonalidade.[3] Em linguagem comum o termo decreve os traços morais da personalidade.[4]
O seu caráter é o que realmente você e eu somos, e Deus conhece você e eu, por isso que Ele diz, temos que mudar. Sermos reais exemplos em nossa sociedade. Cristo não quer robôs, quer sim, serem humanos aperfeiçoando dia a dia na sua presença, buscando a perfeição e a santificação, para alcançarmos testemunhos pelas obras do ES operadas através de nós.
Não podemos manifestar aquilo que não somos, ou somos ou não. Ou você e sal, ou açúcar, Açucar, sim claro, açúcar pode existir sem ser açúcar mesmo, que diminua o doce, mais sal é sal, não tem como não salgar. Se você é luz, você é luz, não tem como ser duas coisas, luz a noite é luz, luz durante o dia é luz, não existe meia luz, existe luz fraca, diante do ambiente, mais é luz acendeu clareia, e você o que clareia na vida sua e dos que estão ao seu lado. Luz não é trevas, escuridão ou negritude. Luz na vida do cristão é o resplandecer de uma nova vida, a de Cristo, por isso ele disse Sal da terra e luz do mundo.
Conclusão: temos que realmente nos apresentar como luz, em meio a um mundo de trevas, com nosso caráter refinado pela transformação da palavra de Deus, temos que brilhar no mais escuro da noite e sermos achados por quem precisa de ajuda em nossos tempos. Temos que salgar e dar gosto ao mundo perdido mostrando o caminho de chegar La em paz e na graça de Jesus Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário